O que há de novo na cena do design mundial, com certeza acaba de ser visto no Salão Internacional do Móvel de Milão, que aconteceu na Itália. Por lá, todos os olhares estiveram atentos a todas as novidades e lançamentos. Este ano, em sua 56º edição, reunindo 1400 expositores e ocupando uma área de mais de 1500 metros quadrados, o evento reuniu estilos dos mais variados, mostrando que continua escrevendo capítulos na história do design em todo o mundo. Muitas foram as impressões  desta edição, e para saber um pouco mais sobre a opinião dos profissionais que estiveram presentes, o Blog NDB bateu um papo com os arquitetos Patrícia Lima, Simone Selem e Rogério Menezes, que são habitués do Salão do Móvel.

“As tendências apresentadas na feira foram bastante representativas no contraponto das peças”, pontua Patrícia Lima, que também cita que o mobiliário limpo, despojado, com traços retos ou sinuosos, sem rebuscamento dos detalhes, em contraponto com peças de design, chamaram sua atenção. “A iluminação deu um show à parte! Vimos peças de efeito, rasgos nos tetos, paredes e pisos traçando caminhos, luminárias tipo pendentes, solitários ou agrupados, apresentando uma elegância ímpar”, contou empolgada. Ela também destacou que nos arredores da feira, o espaço da Moooi apresentou um trabalho maravilhoso. “Paola Lenti com suas peças únicas que equilibram tramas, cores e formas, B&B Itália, a apresentação com utilização de backlights”, enfatizou ela, encantada com o que viu.

Há dois sem ir para o evento, Simone Selem garantiu que foi uma feira linda e especial. “Achei tudo muito rico. Vi como tendência muito forte o uso do mármore no mobiliário, principalmente o mármore imperial, em mesas de centro, laterais e de jantar, todos inseridos com metal, ou marcenaria ou puro, em uma gama imensa de tons de marrom”, disse. Segundo a profissional, outro ponto forte em termos de design, foi que as estantes quase em sua totalidade, traziam muito ferro pintado, em marrom, preto ou cinza. “As cor do ano foi o laranja, muito usado com o marrom e com o cinza, em tecidos, como veludo. A cor também foi muito usada nas lacas de mobiliários soltos”, pontuou. Quando perguntamos sobre espaços de marcas, ela se derreteu com a Missoni. “Ela traz a combinação de cores mais perfeita. Todo espaço teve como tema a África, e por isso, estava em preto e branco, com estampas africanas e jogos de luzes que mudavam o tom do mobiliário com o tempo”, disse.

Rogério Menezes lançou seu olhar para os detalhes de mobiliário e disse que esse ano o Salão do Móvel de Milão trouxe uma predominância forte de móveis estofados em linhas arredondadas, bem como mesas de centro mescladas com pufs estofados com formas orgânicas. “No que se refere a cores, tanto de estofados, quanto nos outros móveis, vimos os tons cinzas servindo em contraponto com verde musgo e telha, mas não faltaram os tons cítricos, principalmente o verde neon e o laranja, além dos azuis, pondo fim a temporada dos ambientes monocromáticos. Quanto aos tecidos, os couros coloridos e os veludos foram os grandes destaques”, contou.

Escrito por Tamyr Mota