A obra Mulher Nua Sentada (1901), de Pablo Picasso, poderá ser vista no Brasil pela primeira vez a partir deste sábado (05), na exposição Aberto 01, em São Paulo. A tela, confiscada pelo regime nazista em 1935, e recém-adquirida em leilão por uma colecionadora portuguesa, integra a mostra em cartaz na Casa Niemeyer, único projeto residencial do arquiteto Oscar Niemeyer na cidade, até o dia 4 de dezembro.

Com a curadoria de Kiki Mazzucchelli e Claudia Moreira Salles, que também assina a cenografia do local, a mostra recebe instalações de arte contemporânea e moderna, além de quadros, desenhos e gravuras de artistas nacionais e internacionais renomados, transformando a joia arquitetônica no Alto de Pinheiros em um espaço que vibra história e arte.

O quadro de Picasso inédito no Brasil é o ponto de partida para um conjunto expressivo de desenhos de nus, assinados por grandes artistas como Pierre-Auguste Renoir, Gustav Klimt, Alberto Giacometti, Marc Chagall, Fernando Botero, Henri Moore e Louise Bourgeois, e que estão expostos na suíte master do projeto.

Com paredes curvas, espaços fluídos e grandes superfícies de vidro, outros dois núcleos expositivos foram pensados para interagir com o ambiente. Um grandioso relevo espacial de Hélio Oiticica aparece na residência em sintonia com os movimentos construtivos de meados do século XX, enquanto no jardim de esculturas aparecem obras de nomes como Tomie Ohtake e Pedro Reyes.

 

Escrito por Tamyr Mota