Nesta terça-feira, o Comitê Organizador de Paris revelou o design da emblemática tocha olímpica dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, que acontecerá na França. Assinada pelo designer francês Mathieu Lehanneur, a tocha é simétrica em todas as faces e traz um anel dourado separando o topo liso do fundo esculpido.

Com suas curvas sinuosas e simetria, o desenho do item foi feito para transmitir ideais de igualdade e paz. Além disso, seu design representa a cidade de Paris, sendo inspirado pelas águas do Rio Sena, um dos locais mais emblemáticos da capital francesa e sede da cerimônia de abertura do evento. A tocha foi feita de aço, possuindo 70 cm de altura e 1,5 kg.

Um dos designer mais aclamados da França, Mathieu Lehanneur apresenta expressões artísticas multidisciplinares, sendo responsável pela criação de objetos, móveis e interiores que frequentemente abordam temas mais profundos e complexos, como a mudança climática e o conceito de comunidade. Um de seus projetos mais notáveis são os móveis solares que permitem uma iluminação pública mais sustentável, apresentados na COP-21, em Paris.

De acordo com a tradição, a tocha será acesa em Olímpia, na Grécia. Depois, ela passará por Atenas e seguirá para a França, dando início ao Revezamento da Tocha Olímpica, que terá duração de 68 dias e conta com o envolvimento de 65 territórios – inclusive, de territórios ultramarinos que pertencem à França: Martinica, Guadalupe, Polinésia Francesa, Reunião e Guiana Francesa. Mais de 400 cidades fazem parte do trajeto.

Escrito por Tamyr Mota