A emblemática Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, obra-prima de Antoni Gaudí, tem uma nova data para sua tão aguardada conclusão. Segundo Esteve Camps, presidente do Conselho de Construção da Sagrada Família, as obras devem ser concluídas em 2026, ano que coincide também com o centenário da morte do arquiteto. Um detalhe importante, no entanto, levará mais tempo até ser finalizado. Com a confirmação do ano de finalização, as expectativas elevam-se para testemunhar a grandiosidade da estrutura, que começou a ser construída há 144 anos. A basílica contará com uma torre central de 172,5 metros dedicada a Jesus Cristo, tornando-a o edifício mais alto de Barcelona.

Entretanto, embora a estrutura principal deva estar finalizada até 2026, os trabalhos de esculturas, ornamentos decorativos e, especialmente, a construção da polêmica escadaria que conduzirá à entrada principal, continuarão até 2034. A escadaria tem sido motivo de debate e controvérsia ao longo dos anos. Enquanto estudiosos contestam sua inclusão no projeto original de Gaudí, Camps reafirma que ela sempre foi parte integrante do plano do arquiteto.

Considerada uma das maravilhas do mundo moderno, a Sagrada Família apresenta uma história tumultuada, desde a guerra civil espanhola até a falta de investimentos, e, mais recentemente, a pandemia da Covid-19, que paralisou as obras durante dois anos. Além disso, o local que abriga a basílica outrora era uma área agrícola aberta e tornou-se um ponto central e urbanizado em Barcelona, testemunhando o crescimento e desenvolvimento da cidade ao longo dos anos.

Inicialmente, a construção foi financiada por doações de fiéis e o projeto dependeu da chegada do turismo para garantir uma fonte estável de recursos. Atualmente, com cerca de 5 milhões de visitantes anuais, a Sagrada Família arrecada uma quantia significativa. No entanto, as contas detalhadas sobre o uso dos recursos permanecem em sigilo, uma vez que a igreja não é obrigada a publicá-las.

Fonte: Casa Vogue.

 

Escrito por Tamyr Mota