O escritório MAD Architects divulgou sua proposta de arranha-céu para Nova Iorque: uma torre esbelta e sinuosa próxima ao Empire State Building. Apelidado de “East 34th”, o projeto é composto por uma fachada de vidro de cor escura com o intuito de desvanecer na atmosfera urbana. Localizado ao lado de uma das estruturas mais icônicas de Nova York, o projeto repensa as torres retilíneas da cidade e suas arestas pontudas para criar uma nova forma para os arranha-céus de Manhattan.

Os arranha-céus de Nova York são conhecidos em todo o mundo e o famoso skyline é resultado do seu crescimento econômico. Como afirma MAD, a torre East 34 foi feita para “brotar” dentro da malha, elevando-se como uma superfície macia e ondulada que sugere uma arquitetura mais orgânica e viva. O projeto foi feito para se opor às torres tradicionais que demonstram o impacto cultural do poder e do capital nas cidades. A equipe continua afirmando que “desafiando os níveis empilhados e a autoridade de uma era industrial ultrapassada, a East 34 suaviza o horizonte complexo e introduz um diálogo entre a paisagem modernista de Nova York e a natureza”.

O arranha-céu sinuoso ergue-se de uma base comercial no nível da rua que combina varejo e comodidades públicas. No interior, um grande átrio de vários andares apresenta uma parede verde expansiva em contraste com a selva de concreto da cidade. O interior é entremeado por espaços e comodidades comuns de altura dupla, criando oportunidades para os residentes se conectarem uns com os outros e experimentarem um novo tipo de “natureza urbana” dentro da cidade verticalmente densa. Um modelo da East 34th está atualmente em exibição em “MAD X” – uma exposição com duração de um ano no Centre Pompidou, em Paris.,

 

 

Escrito por Tamyr Mota