O escritório dinamarquês Henning Larsen divulgou o projeto do maior centro de logística de madeira da Europa, situado em Lelystad, na ilha holandesa de Flevopolder. O novo Centro de Logística da Bestseller, com 155.000 m², destaca-se pelo seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, reduzindo emissões e aplicando princípios de design circular, explicam os arquitetos. O projeto valoriza o uso de materiais biogênicos, como a madeira maciça e a palha, e destaca a importância da biodiversidade, alocando mais de 40% do local para áreas verdes inspiradas no ambiente circundante. Além disso, integra áreas úmidas e florestas nas proximidades, incluindo um campo no telhado para aumentar a biodiversidade.

Este centro logístico abrigará escritórios, instalações de armazenamento e um restaurante com jardim no telhado e terraço, incentivando um ambiente de trabalho saudável que incorpora a natureza. A iluminação natural e a otimização das áreas externas proporcionam maior conforto aos funcionários. Um dos principais objetivos do projeto é promover a variabilidade ecológica, convertendo parte da propriedade em um ecossistema de área úmida construída. Além disso, um sistema eficiente de irrigação evita a contaminação da água e permite a reciclagem da água da chuva. O telhado com vegetação, com plantações e árvores frutíferas, promove a biodiversidade, absorve CO2, filtra poluentes e reduz o calor absorvido.

Além disso, Henning Larsen também revelou recentemente projetos para a transformação da Zona Industrial de Bolzano na Itália, priorizando a reutilização adaptativa e a construção de madeira. Eles também foram selecionados como finalistas na competição para projetar o novo Teatro Griegkvartalet em Bergen, Noruega, um centro cultural multidisciplinar. Por fim, o estúdio projetou a nova sede e terminal de balsas da Smyril Line em Torshavn, capital das Ilhas Faroé, inspirada em barcos de pesca tradicionais.

Fonte: Archdaily Brasil.

Escrito por Tamyr Mota