Paris mostrou que é possível criar uma área sustentável para se viver e, desde o ano passado, conta com seu primeiro bairro planejado com zero emissões de carbono. No 19º arrondissement (divisão administrativa) da capital francesa, foi erguido o projeto Îlot Fertile, (“ilha fértil”), com quatro edifícios entre sete a nove andares que reunem várias atividades residenciais e comerciais junto a um amplo jardim central, no térreo, além de centro esportivo. Mas como é a dinâmica da vida lá?

O escritório de arquitetura francês TVK e o estúdio de paisagismo OLM desenvolveram em parceria o projeto para a Linkcity, subsidiária de desenvolvimento imobiliário da Bouygues Bâtiment. Os trabalhos começaram em 2016, depois que a proposta venceu o concurso “Réinventer Paris”. A partir daí, pensou-se como os 35.200 m² da área poderiam ser ocupados da melhor forma.

Todos os edifícios foram erguidos em pedra calcária, e cada um tem uma forma claramente identificável, ligada à destinação que lhe foi dada e à posição no terreno. No B, por exemplo, estão o albergue para a juventude e a residência de estudantes. Já o C abriga escritórios em 6 plataformas modulares, com mais de 1000 m² cada, podendo acomodar até 12 inquilinos no edifício, que cria uma barreira acústica em frente à ferrovia, protegendo do barulho o jardim central e os edifícios residenciais localizados ao norte.

Entre os números, mais recentes estão 118 alojamentos, uma residência de estudantes com 164 vagas, um albergue da juventude com 230 camas, um hotel com 130 quartos, uma casa para jovens trabalhadores com 159 alojamentos, uma incubadora, lojas, um centro esportivo para diversas modalidades, restaurantes, horta comunitária e pomar.

Îlot Fertile

 

Îlot Fertile

 

Îlot Fertile

 Fonte: Casa Vogue.

Escrito por Tamyr Mota