Foto: Roberto Abreu

Foto: Roberto Abreu

Se de um lado o trabalho à frente de da Santa Casa da Bahia pode ser dinâmico e desafiador, mais do que em outros segmentos, do outro lado é gratificante estar a serviço do bem. Quem garante isso é Roberto Sá Menezes, que desde 2002 integra a Irmandade e desde 2014 foi eleito como provedor da entidade. Seu trabalho tem chamado a atenção tanto regionalmente, quanto nacionalmente, prova disso é que ele integrou a lista dos ‘100 mais influente da Saúde no Brasil’, como prova de reconhecimento pelo seu trabalho, o que ele considerou como grande estímulo para continuar dedicado à missão de cuidar de quem precisa. Roberto é casado, pai de dois filhos, graduado em Economia, especialista em Gestão em Iniciativas Sociais e sem dúvidas, um dos nomes mais conhecidos quando o assunto é filantropia. Nessa entrevista, ele nos conta quais os passos para a consolidação do trabalho na Santa Casa, as ideias e projetos em curso e suas principais dificuldades com o atual momento.
Nos conte como seu deu a sua entrada como Provedor da Santa Casa…
Faço parte da Irmandade desde 2002 e, em 2005, ocupei os cargos de tesoureiro e mordomo diretor de Saúde até ser eleito provedor, em 2014.
Atuar à frente da Santa Casa é um trabalho dinâmico?
Sim, e muito desafiador também. Além disso, estar a serviço do bem é muito gratificante! Afinal, fazemos a gestão de uma instituição com essa magnitude, que administra desde um hospital (Santa Izabel), até um cemitério (Campo Santo), passando por Centros de Educação Infantil, Cerimonial (Rainha Leonor), programas sociais (Avançar), Museu (da Misericórdia), Centro de Memória (Jorge Calmon), entre outros, que possui um orçamento de 600 milhões por ano e tem cerca de seis mil funcionários.
Como tem se dado a modernização da Santa Casa?
Considero modernização todas as realizações e conquistas recentes que têm ajudado a Instituição a crescer. Entre elas, as Acreditações Plena e de Excelência para o Hospital Santa Izabel, emitidas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível máximo obtido nacionalmente. Além disso, fizemos nos últimos anos um amplo e estruturado investimento em tecnologia e modernização do hospital; construímos um novo posicionamento de marca, com unificação e modernização da identidade visual da Santa Casa e de todas as Unidades; além de termos investido na infraestrutura de Tecnologia da Informação. Os sete Centros de Educação Infantil, localizados em Nazaré e no Bairro da Paz, se tornaram modelo para o programa de Educação Infantil da Prefeitura de Salvador. Iniciamos ainda um importante convênio com a Fundação Dom Cabral, que oferece um programa de capacitação aos gestores, em busca da excelência operacional, com importante foco na busca da valorização do colaborador em todos os níveis, com treinamentos, cursos e acompanhamento da carreira profissional, além de seleções internas para promoção dos integrantes, até mesmo para as vagas de liderança.

“Atuar à frente da Santa Casa da Bahia é dinâmico e muito desafiador também. Além disso, estar a serviço do bem é muito gratificante”

Quais são os principais passos para a consolidação do trabalho com a Santa Casa?
O principal passo é a gestão. Uma Instituição de grande porte e com a complexidade e diversidade da Santa Casa precisa de uma atenção especial nesta área. É importante que os gestores estejam atentos à mudanças necessárias, a redução de custos e melhor estruturação das equipes. Capacitar os profissionais, independente do cargo que ocupa, também é o que fazemos e tem dado certo.

Quais as principais ideias e projetos em curso?
Estamos em fase de estruturação e implantação dos processos de Compliance, na Santa Casa da Bahia, que tem como princípio definir conceitos éticos, procedimentos e boas práticas que colaborem para melhoria continua das atividades e para elevar ainda mais o nível de confiança nas relações internas e externas. Sem contar o trabalho que vem sendo desenvolvido em conjunto com a Fundação Dom Cabral buscando a excelência da gestão.
Em termos de cultura e ação social como tem acontecido as atividades na Santa Casa?
Temos um forte e consolidado trabalho nestas áreas, transformando o assistencialismo em promoção humana e a caridade em investimento de responsabilidade social. As atividades sociais da Santa Casa da Bahia atendem cerca de 2.000 pessoas continuamente, por meio de projetos de educação, capacitação, promoção social e incentivo à cidadania. Destacam-se os sete Centros de Educação Infantil (CEIs) – seis no Bairro da Paz e um no bairro de Nazaré que atendem crianças com idade entre 2 e 5 anos, além do Programa Avançar, um Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação, com espaço estruturado no Bairro da Paz, oferecendo cursos profissionalizantes e outros serviços de apoio à cidadania a crianças, jovens e adultos moradores da comunidade. Também na área social, temos a Casa da Saúde da Criança Solange Fraga, que abriga crianças do Interior da Bahia que estão em tratamento de câncer e cardiopatias no Hospital Santa Izabel. São 44 leitos ativos, 177 crianças cadastradas e 427 atendimentos por mês. Além do acesso ao tratamento de assistência multiprofissional do Hospital Santa Izabel e a medicamentos, elas recebem seis refeições diárias, apoio psicossocial e acompanhamento escolar. Atividades socioeducativas são direcionadas às famílias. Na esfera cultural, temos as aulas de iniciação musical com professores orientando as crianças nos CEIs e na Escola Hospitalar, além do grande projeto da Banda Sinfônica e o Coral da Paz, formações do Núcleo de Prática Orquestral e Coral mantido no Bairro da Paz pela Santa Casa da Bahia e o Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). Também mantemos o Centro de Memória Jorge Calmon, que possui todo o arquivo histórico documental da Santa Casa da Bahia, com arquivos do século XVII em diante, de inestimável valor histórico e humano em diversos campos. Os 11 livros de Bangüe, trazem registros dos sepultamentos de escravos e indigentes, que integram o Programa Memória do Mundo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Como é composta a irmandade que integra a Santa Casa?
A Irmandade é composta por pessoas de ambos os sexos, sem discriminação de raça e religião, chamadas de Irmãos (sócios), que formam uma associação beneficente de assistência social, de direito privado, qualificada como Organização Social sem fins lucrativos, que se propõe ao exercício da caridade e prestação de serviço nas áreas de saúde, ensino e pesquisa, cultura, assistência social, educação profissional e educação infantil, inspirado nos ideais de misericórdia.

“Estamos implementando os processos de Compliance, que tem como princípio definir conceitos éticos, procedimentos e boas práticas na Santa Casa”

Como se sentiu ao ser eleito como um dos ‘100 mais influentes da Saúde’ do Brasil e a que se deve esse reconhecimento?
Considero como um estímulo para continuar dedicado à missão de cuidar de quem precisa. É gratificante acompanhar de perto os resultados da atuação da Santa Casa, sempre empenhados em oferecer o melhor serviço, a melhor estrutura, os melhores equipamentos e os melhores profissionais, independente do paciente ser SUS, particular ou associado a um plano de saúde.
Quais os principais eventos e movimentos promovidos pela Santa Casa hoje em dia?
Ao longo do ano promovemos eventos nas áreas de saúde, educação, promoção social e de arrecadação, como a Expochic, a Moqueca Solidária, o Meeting de Saúde, eventos de Apoio e comemoração ao Dia dos Médicos, Setembro Dourado, Outubro Rosa, Novembro Azul, Simpósios de Saúde, grandes exposições no Museu da Misericórdia, além de cursos profissionalizantes para comunidade e para voluntários.
Quais as principais dificuldades que existem para gerir a Santa Casa?
O desafio maior é manter a sustentabilidade, sem perder a qualidade no atendimento e na prestação dos serviços. Para isso, precisamos ser criativos e reduzir custos sem comprometer o padrão que praticamos.
Qual a parte mais gratificante do trabalho?
É saber que nosso trabalho faz a diferença na vida das pessoas que mais precisam. Isso sem dúvida é o mais gratificante. Melhor ainda é saber que podemos ser ponte para outras pessoas que também querem ajudar e não sabem como. Procurem a Santa Casa da Bahia e ajudem a transformar a nossa sociedade. Todos podem colaborar, seja através de doações mensais, ou com trabalho voluntário, com doação de alimentos, livros, fraldas e até com seu conhecimento. Acessem o site www.santacasaba.org.br e entrem em contato conosco. Estamos também nas redes sociais @santacasadabahia.

Escrito por Tamyr Mota