A icônica loja de vidro da Apple na Quinta Avenida, em Nova York, reabriu ao público após reformulação do escritório Foster + Partners em parceria com Jony Ive, ex-diretor de design da marca, que adicionaram uma escada em espiral, clarabóias e uma praça ao seu redor. A unidade subterrânea em Manhattan está situada abaixo de uma praça em frente ao prédio da Edward Motors, da General Motors. A loja original foi concluída por Bohlin Cywinski Jackson em 2006, tendo sua entrada direcionada para o sudeste do Central Park. Antes de ser fechada para reforma, era uma das atrações mais fotografadas da cidade e símbolo definidor de Steve Jobs para a Apple.

O cubo de vidro e grande parte da planta foram restauradas. A principal intervenção foi cavar vários metros na base para criar tetos mais altos na loja subterrânea. Outra adição importante foram as 80 clarabóias dispostas em uma grade no teto, que permitem a entrada de luz natural na loja. Os poços de luz são redondos e integrados a um tecido de malha esbranquiçado. O teto foi projetado para mudar conforme a temperatura externa. Milhares de luzes e sensores de LED foram instaladas, fazendo a loja oscilar de um branco azulado pela manhã a um tom mais dourado no final do dia.  Também foram plantadas árvores no interior para que a loja se conecte com a natureza da praça ao redor. Bancos estofados em tecido caramelo permitem sentar ao redor das mudas. A praça ao redor da loja da Apple também foi reformulada com 62 “poços” de luz que se integram com o piso e 18 clarabóias formadas como esferas de prata, que refletem o horizonte de Nova York e também servem assento. As estruturas têm conchas espelhadas de aço inoxidável com tampos de vidro refletivo, permitindo que a luz entre na loja mas sem deixar que o público enxergue o interior.

Escrito por Tamyr Mota