O programa CBN Imóveis, da Rádio CBN, contou com a participação dos arquitetos Naissa Vieiralves e Roberto Leal Neto, do escritório NR Arquitetura, que no bate-papo discorreram sobre o papel do arquiteto, quando ele deve entrar na vida do cliente e sobre algumas tendências que estão em alta no momento.

“Há muito tempo o arquiteto deixou de ser artigo de luxo e se tornou necessidade. O cliente sabe o que quer, mas não sabe traduzir isso tecnicamente. O papel do arquiteto é pegar a ideia do cliente e transpor em forma de projeto. Ele faz o planejamento da obra e dos gastos, além de ter ideais que valorizam o espaço. O arquiteto pode surgir também antes da compra, e não somente depois, já que o profissional entende de solução de planta, de detalhes, e sabe o que inviabiliza algumas obras. Depois há o planejamento e a decoração, como um todo”, explicou Roberto Leal.

“E o arquiteto consegue priorizar onde o cliente deve gastar mais ou menos. Muitas vezes o orçamento do cliente é estreito e o arquiteto é quem consegue organizar o investimento de acordo com as prioridades”, completou Naissa Vieiralves. Sobre tendências em obras, ela enfatizou também que “A varanda gourmet e a sala integrada são duas tendências que têm evoluído bastante e estão em alta.

 

Escrito por Tamyr Mota