Pesquisadores da Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, estão construindo o primeiro edifício de concreto carbono do mundo. Batizado de The Cube (O Cubo, em português) prédio, que será reforçado com fibras de carbono em vez de aço, está sendo desenvolvido em parceria com arquitetos do escritório Henn.

De acordo com os profissionais, este tipo de concreto recém-desenvolvido oferece a mesma resistência estrutural do material convencional, entretanto, utiliza uma quantidade muito inferior de concreto durante as obras. Com essa diminuição, consequentemente, pode haver a redução das emissões de gás carbônico na atmosfera, geradas pela construção civil.

Formado a partir da ligação de fibras de carbono, que resultam em uma malha, este material é quatro vezes mais resistente que o concreto normal, mas também quatro vezes mais leve. Essas proporções ocorrem devido às estruturas reduzidas presentes na composição.

A malha de fibra de carbono também é à prova de ferrugem, ao contrário do aço, o que significa que o concreto de carbono tem uma vida útil mais longa do que o concreto armado típico. Isso também permite que a estrutura seja muito mais fina, uma vez que grande parte da espessura do concreto armado com aço se deve à necessidade de evitar a penetração de água que leva à oxidação do vergalhão.

Escrito por Tamyr Mota