A Solo Houses acaba de anunciar a incorporação da Vinícola Venta d’Aubert em Creta, Espanha, e a construção de um hotel projetado pelo arquiteto chileno Smiljan Radic. O Hotel Solo será o elemento central da comunidade e um catalisador para o turismo e atividades culturais em torno do projeto.

Após observar os restos de uma tábua de espinheiro que foi usada para fazer cavilhas de madeira, resultante de uma das esculturas de Marcela Correa, que colabora regularmente com Smiljan Radic, consolidou-se a forma que dará origem ao projeto do hotel Solo. O conceito permite desenvolver uma estratégia de implantação que promove um impacto mínimo no terreno.

A paisagem natural selvagem de montanhas baixas, rochas cinzentas e pinheiros, onde uma simples laje de concreto pigmentado preta suspenso sobre estacas a 50 centímetros acima do solo é projetada de forma contemporânea, faz com que todo o hotel pareça inclinar-se para frente. Esta laje delimita uma área urbana no meio da natureza, isolando-a sem separá-la do ambiente natural que a invade constantemente. O volume cria arestas que geram um híbrido de organizações naturais e sintéticas que são claramente reconhecíveis.