Fundada em 1966, a Bottega Veneta é uma marca italiana de artigos de luxo e alta costura, conhecida por seu forte design de tecelagem de couro e artesanato. O atual diretor criativo da marca, Matthieu Blazy, prova seu talento de modo que mantém a marca em alta e cria projetos inovadores. O mais novo trabalho da grife italiana é a Accademia Labor et Ingenium (Academia de Artesanato e Criatividade, em português), que fortalece sua associação com o artesanato. Os estudantes serão recebidos no ateliê original da marca em Montebello Vicentino e em sua nova instalação em Povolaro Dueville, na Itália.

A Accademia Labor et Ingenium receberá 50 alunos anualmente, com garantia de emprego na Bottega Veneta após a conclusão do curso. O programa conta com workshops, aulas e atividades independentes, que estimulam a criatividade. Cinco mestres artesãos coordenam as aulas para os novos funcionários e estudantes de forma prática. Além disso, se unem a parceiros locais como forma de comemorar o artesanato mais amplo da Itália.

A escola é um pilar estratégico para preservar a forma única como a Bottega Veneta produz suas peças. Diante disso, o programa de ensino possui a duração de sete semanas em parceria com a Università Iuav di Venezia, com um curso intitulado de ‘O Processo Criativo Artesanal: Curso de Formação em Design de Bolsas e Desenvolvimento de Produto’.

Escrito por Tamyr Mota