Fundada em 2018 pela artista visual e designer de móveis Monique Santos, a marca Ayo Moda Casa prioriza a economia circular e promove conhecimento sobre tecidos e estamparia africana.

“Todo tecido e estampa que escolhemos para as nossas coleções representa a ancestralidade do povo negro que muitas vezes foi perdida com o tempo”, explicou Monique para a revista Casa Vogue. E para resgatar essas memórias e levá-las para dentro de casa, a diretora criativa da Ayo, que atualmente mora em Marseille, é quem apura as histórias por trás de cada detalhe que compõe suas peças.

“Você sabia, por exemplo, que a verdadeira origem dos tecidos africanos é da Indonésia?”, questiona Monique. Lá eles criaram a técnica artesanal batik, de tingimento de tecido, que foi levada para a Europa. Na Holanda, eles desenvolveram o fazer industrial chamado de ankara que foi levado para o continente africano. Essa e muitas outras histórias que remontam ao passado da população negra se encontram de forma expressiva nas peças da Ayo.

A empresa surgiu da busca pela valorização profissional de sua fundadora. “Eu já era graduada, falava francês e tinha um bom currículo, mas a remuneração oferecida em troca do meu trabalho não era compatível com o que eu tinha para oferecer. E piorou depois que fui mãe”, conta Monique. “Foi, então, que o verbo empreender entrou na minha vida.”

Logo que a ideia surgiu, a artista visual sentia que deveria trabalhar com o resgate da ancestralidade negra e lembrou do primeiro encontro que teve, em 2013, com o Wax print, um tipo de tecido africano, que conheceu no Château Rouge, bairro da capital francesa. “Eu fiquei encantada com o tecido. Depois disso, nunca havia visto à venda no setor da decoração no Brasil, então tive o insight de trazê-lo”, explica. E a ideia agradou! Em sua primeira exibição de produtos, no Encontro Preto, no Rio de Janeiro, os consumidores aprovaram. “Eles diziam: você trouxe o que faltava”, relata.

Desde então, a Ayo expandiu e conta, atualmente, com uma equipe composta por duas costureiras moradoras de comunidades no Rio de Janeiro, uma marceneira (a primeira professora de marcenaria de Monique) e um assistente. O time é comandado pela diretora criativa, que há um ano reside em Marseille – onde também comanda um e-commerce da Ayo que entrega em toda a França.

A marca já possui duas coleções. A primeira delas, Namib, é inspirada nas paisagens do deserto do Namibe, na África, e leva as cores laranja e turquesa às estampas. E a mais recente, Terra, utiliza o tecido Bogolan como matéria-prima – seu nome significa ‘produto da terra’.

 

Escrito por Tamyr Mota