A startup estadunidense Natural Fiber Welding (NFW) anunciou o lançamento de um material capaz de imitar a textura do couro feito inteiramente com produtos naturais. Chamado de Mirum, o produto compostável será usado pela marca de calçados Allbirds em uma linha comercial de sapatos, sob o nome de “Plant Leather” (Couro de Plantas). A coleção será lançada até dezembro de 2021. Segundo a startup, esta é a primeira alternativa ao couro 100% feita sem o uso de nenhum plástico, e que pode ser produzida em larga escala.

De acordo com a empresa criadora do material, a grande inovação do Mirum estaria no fato de que o material não usa qualquer tipo de aditivo da indústria da petroquímica. Segundo a NFW, outras alternativas em desenvolvimento utilizam, ainda que em pequena quantidade, um pouco de plástico ou derivados para garantir maior durabilidade.

Não seria o caso do Mirum, produzido a partir de borracha natural derivada da seiva da seringueira, óleo vegetal, ácido cítrico, casca de arroz e mais pigmentos naturais. Além disso, outro diferencial seria a possibilidade do material poder ser fabricado em larga escala, para ser usado pela indústria.

Escrito por Tamyr Mota