O Cine Bijou, tradicional cinema de rua que ficou fechado por 26 anos na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo, será reinaugurado na noite desta terça-feira (25), aniversário da cidade. A sala, com 77 lugares, passou por uma reforma de R$ 500 mil e ganhou o nome da atriz Patrícia Pillar.

O espaço funcionou de 1962 a 1996 e exibiu produções de cineastas renomados como Stanley Kubrick, Luis Buñuel, Ingmar Bergman, Glauber Rocha, Jean-Luc Godard, François Truffaut e Neville d’Almeida, além de filmes do Cinema Marginal e de movimentos alternativos-experimentais, servindo como local de resistência à ditadura militar (1964-1985).

A reforma começou em 2019, quando os produtores culturais Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, fundadores do coletivo Os Satyros, viram que o local estava disponível, mas corria o risco de se tornar uma igreja ou um bar. Um financiamento coletivo – que recebeu doações de anônimos e famosos, como o autor Walcyr Carrasco e a própria Patricia Pillar – foi feito para levantar os recursos necessários.

“Foi um investimento em torno de R$ 500 mil, contando tudo: aluguéis, equipamentos e reforma. Estamos reformando o espaço desde 2019. Caímos até em empreiteiras que sacanearam a gente: que roubou ar condicionado, não entregou serviço, tudo isso aconteceu. Era para termos inaugurado em abril de 2020, daí chegou a pandemia e acabou com a festa”, contou Cabral à Casa Vogue.

 

Escrito por Tamyr Mota