Por meio de obras de arte e design, o Hotel Zena, recentemente inaugurado em Washington, nos Estados Unidos, celebra as conquistas das mulheres e o empoderamento feminino. O espaço, administrado pelas empresas de hotéis de luxo Viceroy Hotels & Resorts e Pebblebrook Hotel Trust, foi pensado para servir também como um centro cultural para promover a igualdade de gênero. Para isso, tanto a arquitetura, quanto a decoração do espaço foram desenhadas para transmitir uma mensagem de luta, capacitação e esperança às mulheres.

Decorado pela empresa de design Dawson Design Associates, o hotel possui mais 60 obras de arte. Todas as peças são originais e foram criadas por artistas que promovem os direitos humanos e a igualdade de gênero ao redor do mundo.

No saguão, há um grande retrato da advogada norte-americana Ruth Bader Ginsburg. A profissional foi juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos entre 1993 até o seu falecimento, em 18 de setembro deste ano. A obra, feita por Andrea Sheehan e pelo estúdio de arte Julie Coyle, foi produzida por meio da reutilização de 20 mil tampas pintadas à mão. Além disso, a primeira mulher afro-americana eleita para o Congresso dos Estados Unidos, Shirley Anita Chisholm, também tem seu rosto estampado no saguão do hotel.

Escrito por Tamyr Mota