Apresentar aos brasileiros o Japão contemporâneo, aprofundar a fértil relação entre Japão e Brasil e estabelecer-se como um novo modelo de interação cultural são os objetivos da Japan House, o novo espaço de cultura, gastronomia e tecnologia instalado no número 52 da Avenida Paulista, em São Paulo.

A Japan House é um projeto global do governo japonês que pretende ainda abrir filiais em Londres e Los Angeles. A unidade paulistana fica a cargo da presidente Angela Hirata e conta com espaços para biblioteca, exposições, lojas, restaurante, café e workshops distribuídos em seus 2500 metros quadrados.

O arquiteto Kengo Kuma foi o responsável por trazer a sutileza da arquitetura japonesa para o local em um projeto que contou com a parceria do escritório paulistano FGMF. A fachada do local foi executada por uma equipe de cinco artesãos especializados na arte de encaixes da madeira Hinoki, uma espécie de pinheiro nativo do Japão plantado por japoneses na província de Gifu há mais de cem anos.

Para celebrar a inauguração do local, a Japan House promove um concerto gratuito no Auditório Ibirapuera com os músicos Jun Miyake, conhecido pela trilha sonora do documentário Pina, e Ryuichi Sakamoto, que homenageará Tom Jobim – responsável por sua paixão pela Bossa Nova. O show acontecerá no dia 07 de maio às 18h.

Escrito por Tamyr Mota