O edifício Opus, em Dubai, é um projeto do escritório Zaha Hadid Architects que está em fase de conclusão e deve ser inaugurado em 2020. O prédio de uso misto em forma de cubo com um vão livre no meio será o único edifício de Dubai que tem tanto o interior quanto o exterior projetados por Zaha Hadid. O empreendimento de 20 andares da Omniyat também abrigará 12 restaurantes e um bar na cobertura, além de escritórios.

O edifício tem duas torres envidraçadas adjacentes, com 100 metros de altura, que formam um cubo, com um vazio de oito andares que parece ter sido esculpido a partir do centro. Essas torres são conectadas por um térreo de quatro andares e uma ponte assimétrica com 38 metros de largura e três andares, suspensa a 71 metros do solo. “O design expressa uma sensibilidade escultural que reinventa o equilíbrio entre sólido e vazio, opaco e transparente, interior e exterior”, definiu Mahdi Amjad, CEO da Omniyat.

O projeto foi revelado pela primeira vez em 2007 pela arquiteta iraquiana, morta em 2016. Ele foi originalmente concluído em 2018, mas sua finalização foi adiada devido a atrasos de construção. Em 2020, o Opus Dubai abrirá oficialmente para os hóspedes do hotel ME by Melia – que se for parecido com o Morpheus Macau, um hotel com exoesqueleto e estrutura sinuosa, promete ser um sucesso de público.

Escrito por Tamyr Mota