Foram reveladas as primeiras imagens da proposta vencedora para a reconstrução do Museu Nacional, instituição científica mais antiga do Brasil que foi destruída em um incêndio de grandes proporções em setembro de 2018, no Rio de Janeiro. Pelo novo desenho, o palácio que abrigava a maior parte do acervo do Museu, o Paço de São Cristóvão, ficará ainda mais integrado ao parque Quinta da Boa Vista por meio de rampas de acesso na lateral do prédio. Desta forma, a estrutura ficará ainda mais conectada ao jardim e terá mais acessibilidade.

O projeto foi elaborado pelos escritórios Atelier de Arquitetura e Desenho Urbano e pelo H+F Arquitetos, que também é o responsável pelas obras no Museu do Ipiranga, em São Paulo. A escolha da proposta vencedora contou com a participação e coordenação da UNESCO, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e de diversos especialistas das áreas de arquitetura, patrimônio cultural, engenharia e museologia.

Um grande destaque do projeto foi a opção por deixar sem reboco algumas paredes que foram danificadas pelo incêndio de 2018. A escolha é uma forma de preservar a história e a memória da construção. Os arquitetos também preferiram valorizar o pé-direito alto do edifício criando passarelas e escadas metálicas entrecruzadas.

 

Escrito por Tamyr Mota