O primeiro teleférico internacional do mundo, o Teleférico Blagoveshchensk-Heihe, ligará o leste da Rússia à China, e acaba de ser anunciado pelo escritório holandês UNStudio. O estúdio ficará responsável pela construção da estação na cidade de Blagoveshchensk, o lado russo da fronteira.

O sistema será construído no rio Amur, que marca a fronteira entre os dois países. Com capacidade para 60 pessoas, as cabines serão operadas em duas linhas que conectam as cidades de diferentes países. De acordo com o estúdio responsável pelo projeto, a viagem será feita em sete minutos e meio.

Uma peculiaridade da região fez com que o teleférico fosse concebido. Durante o inverno rigoroso, o rio que separa as duas cidades congela e “conecta” as regiões. “Este contexto forneceu uma rica inspiração para a estação terminal de Blagoveshchensk, que não só responde à sua localização urbana imediata, mas também se torna uma expressão de identidade cultural e um pódio para a mistura de culturas”, disse Ben van Berkel.

Com a aparência de um farol, a estação foi projetada para ter vistas da cidade russa e do outro lado do rio para a China. O projeto prevê também a construção de uma praça público ao lado da estação, originando uma nova área de lazer para a cidade. Ainda não há uma previsão para o início das obras.

Escrito por Tamyr Mota