Com as Olimpíadas de 2016 o Rio de Janeiro voltou a ser um grande atrativo para turistas nacionais e internacionais. E se engana quem acha que apenas a capital conta com programas turísticos imperdíveis, já que em todo estado há opções maravilhosas de destinos para conhecer. Listamos seis lugares incríveis para quem busca desbravar o melhor do Rio de Janeiro.

 

1) Paraty

A rodovia Rio-Santos 101 é a estrada de acesso para a prosaica cidade de Paraty, que tem pouco mais de 39 mil habitantes e é conhecida por abrigar uma das Feiras de Literatura mais importantes do planeta. Mas Paraty não é só cultura, é também muita natureza. A cidade tem a praia mais amada pelos amantes da filosofia hippie – Trindade – e o Saco do Mamanguá, considerado o único fiorde do Brasil. Fiordes são grandes entradas de mar entre altas montanhas rochosas. O visual dali já vale a visita.

 

2) Angra dos Reis

Sabe a história de Angra dos Reis, não sabe? O município tem 365 ilhas, uma para cada dia do ano. Se estiver ao seu alcance, a melhor opção para conhecer tudo é comprar uma passagem de ônibus só de ida. Mas se o dever lhe chama e algum dia o fará voltar, a recomendação é escolher as praias mais famosas: a de Lopes Mendes (areia branquinha e águas claras); a Lagoa Azul (para mergulho); a Praia do Dentista (passeios de barco) e do Cachadaço (rochas e água azul turquesa).

 

3) Búzios

A cidade de Armação de Búzios, a 170 quilômetros da cidade do Rio, se encaixa na definição de península, porções de terra cercadas de água, com uma ligação com o continente. Sabe o que isso significa? Que você conseguirá chegar até lá confortavelmente de ônibus e descobrir o que essa vila de pescadores tem de tão encantador, que enfeitiçou até mesmo a atriz francesa Brigitte Bardot na década de 60. Foi a partir daí que a cidade passou a ser conhecida no Brasil e no mundo. Búzios tem mais de 20 praias, hoteis e pousadas para todos os gostos (e bolsos).

 

4) Arraial do Cabo

Este é mais um dos destinos queridinhos de turistas descolados que gostam de (re) descobrir o Brasil andando de ônibus, já que a malha aérea não chega até Arraial do Cabo. A 160 quilômetros da capital, essa cidade paradisíaca é ideal para quem gosta de mergulhar em águas cristalinas com ou sem cilindro, passear de caiaque ou de barco e conhecer algumas das mais belas praias do país. Destaque para a Praia do Farol e para as Prainhas do Pontal do Atalaia.

 

5) Petrópolis

Das 5 opções, Petrópolis é a cidade localizada mais próxima à capital carioca. Apenas 65 quilômetros separam os dois municípios. Dá fácil para fazer um bate e volta e aproveitar para passear tranquilamente pelas ruas da cidade imperial – considerada a mais segura do Estado do Rio – especialmente quando se acaba de sair do turbilhão de agitação da capital carioca por ocasião das Olimpíadas. O passeio pelas construções históricas de Petrópolis é obrigatório.

 

Blog NDB - Lazer 02

Escrito por Tamyr Mota