O arquiteto britânico Norman Foster, fundador da empresa Foster and Partners, anunciou que projetou uma instalação temporária para o Parlamento do Reino Unido, em colaboração com desenvolvedor imobiliário John Ritblat. O edifício será utilizado durante o período de reforma do Palácio de Westminster, onde estão instaladas as duas Câmaras do Parlamento do país.

A nova instalação será erguida a cerca de 400 metros do Palácio de Westminster. De acordo com o arquiteto, o edifício temporário incluirá uma réplica da Câmara dos Comuns do Reino Unido, além de escritórios para 650 membros do parlamento. O prédio, inspirado no Palácio de Cristal de Londres, será construído utilizando vidro à prova de bombas e aço.

O projeto apresentado por Foster e Ritblat foi pensado para ser uma alternativa de baixo custo para o governo britânico, avaliada em £ 300 milhões (cerca de R$ 2,2 bilhões). Em contrapartida a este projeto, há uma proposta sugerida pela empresa de arquitetura britânica Allford Hall Monaghan Morris. A companhia propôs a reformulação da Richmond House, que é um prédio do governo britânico, para servir como estadia temporária ao Parlamento.

Escrito por Tamyr Mota