Ao utilizar tecidos translúcidos em suas obras, a artista japonesa Mariko Kusumoto cria objetos com formas diversas, com um efeito surpreendente. As peças variam entre versões com diferentes tamanhos e aspectos que, em conjunto, lembram um recife de corais supercolorido.

Atualmente, a artista vive nos Estados Unidos e acredita que o seu trabalho dá um novo formato aos acontecimentos do cotidiano que ela considera mais fascinantes. Sobre a elaboração das formas esculturais, que unem poliéster e fibra de nylon, ela afirma: “Gosto da maciez, da textura suave e da qualidade atmosférica dos tecidos que uso. Em todo o meu trabalho, há sempre a insistência na habilidade”, comenta Mariko.

Como se flutuassem debaixo d’água, as peças parecem representar a diversidade de um ecossistema encontrado na natureza. Ao mesmo tempo, as criações da japonesa também são vistas como imagens similares a uma ilusão ou sonho. De qualquer maneira, a suavidade do trabalho fascina independentemente da interpretação.

Escrito por Tamyr Mota