Com mais de 120 anos de tradição, a Galeries Lafayette, fundada por Théophile Bader, foi a primeira loja de departamento da Europa e, mesmo assim, consegue se manter como ponto de parada obrigatória em Paris até hoje. Seja para comprar algum item das mais de 3.500 marcas renomadas que figuram por lá ou apenas para visitar esse que é um verdadeiro patrimônio histórico e arquitetônico da cidade Luz.

Até o dia 30 de junho os visitantes ganham um motivo a mais para visitar a loja. A artista sul-coreana Kimsooja imprime uma nova iluminação à arquitetura centenária da tradicional da Galeries Lafayette com o projeto To Breathe.  A artista, que representou seu país na 24ª Bienal de São Paulo (1998), cobriu a famosa cúpula de vidro do edifício do Boulevard Haussmann com um filme especial de difração da luz natural em todas as cores do arco-íris.

Centrada em torno da histórica cúpula de vidro da loja, projetada pelo arquiteto Ferdinand Chanut, a instalação cria um diálogo inédito com este icônico elemento do patrimônio arquitetônico da Galeries Lafayette. Quando foi construída, em 1912, a cúpula inundou o interior da loja com uma infinidade de tons graças aos vitrais desenhados por Jacques Grüber, posteriormente removidos e substituídos por vidro branco. Ao trazer de volta a luz colorida de forma inteligente ao coração deste histórico edifício art nouveau, Kimsooja presta uma homenagem poética ao projeto original.

Escrito por Tamyr Mota