Geralmente é difícil deixar de notar um superiate, mas esse novo conceito de Jozeph Forakis Design foi projetado para desaparecer em segundo plano. Descrito como “virtualmente invisível” tanto em design quanto em impacto ambiental, o conceito Pegasus de 88 metros será o primeiro superiate impresso em 3D do mundo, de acordo com o designer. A enorme embarcação terá “asas” com vidro espelhado que refletem o ambiente para tentar se misturar.

A superestrutura do superiate será equipada com painéis solares que alimentam eletrolisadores que extraem hidrogênio da água do mar. O hidrogênio será então convertido em eletricidade, que é armazenada em bancos de baterias de íon-lítio que podem ser usados para alimentar sistemas operacionais e amenidades. O conceito Pegasus produzirá emissões zero e terá um alcance quase infinito, de acordo com Forakis, que diz ter idealizado o design enquanto visitava uma praia na Grécia.

“Fui inspirado a criar um iate o mais próximo possível do mar e da natureza, feito de nuvens flutuando acima da linha d’água”, diz ele em comunicado. “Eu queria honrar a natureza misturando-me a ela, tornando-me virtualmente invisível”. Forakis explica que o superiate será construído usando impressão 3D robótica “para criar uma estrutura de malha integrando o casco e a superestrutura”, que exigirá “menos energia, material, desperdício, espaço e tempo” do que uma embarcação mais tradicional.

 

Escrito por Tamyr Mota