Pelos mais variados motivos, arquitetos são conduzidos para longe da prática profissional. Às vezes, no entanto, seguem projetando edifícios em outros meios e suportes. Vinicius Libardoni é um arquiteto e artista ítalo-brasileiro que migrou do Autocad para a gravura em metal, com passagem pela xilogravura, e vem construindo arquiteturas imaginárias desde então.

Expired Futures (Futuros Expirados, em tradução livre) é uma serie de seis gravuras realizadas em metal, resultado de sua dissertação de mestrado na Academia de Arte e Design Eugeniusz Geppert em Wrocław, Polônia. Explorando imprecisões temporais, as obras são retratos de um passado no tempo presente sem possibilidade de futuro. Os edifícios representados na série de gravuras são ruínas em construção, arquiteturas que evocam um forte sentimento de nostalgia – uma nostalgia coletiva comum aos países da Europa Oriental.

The End of the Line representa a Estação Ferroviária de Nadodrze, construída em 1868 e projetada pelo arquiteto alemão Hermann Grapow; Four Walls apresenta um edifício residencial do século XIX localizado na Ilha do Malte; Derelict nos mostra o Moinho Sułkowice erguido em 1890; Dissolving Boundaries é a representação do auditório do Departamento de Química projetado por Krystyna Barska e Marian Barski em 1964; Out of Context mostra o edifício Solpol, de 1993, uma joia do pós-modernismo polonês; e Deadly Repetition representa a paisagem monótona e repetitiva dos bloco residenciais da era comunista, sem fazer referência a nenhum edifício em particular.

Escrito por Tamyr Mota