O escritório dinamarquês BIG venceu o concurso para o Basque Culinary Center, um novo centro de tecnologia de alimentos localizado em San Sebastian, Espanha. Além do projeto do BIG, outros quatro escritórios de renome apresentaram suas propostas: OMA, Snøhetta, 3XN e Toyo Ito & Associates. The Gastronomy Open Ecosystem (GOe) é um projeto de 9.000 m2 que busca impulsionar a arte e a ciência da inovação gastronômica, reunindo startups de alimentos, pesquisadores e chefs. O edifício se concentrará no desenvolvimento de proteínas alternativas, robótica agrícola, prevenção do desperdício de alimentos e muito mais.

Situado entre as margens de San Sebastian e o monte Ulia, em um terreno com desnível de 10 metros de altura, o GOe, é “concebido como uma extensão arquitetônica da paisagem dramática e da paisagem urbana”, como explica Bjarke Ingels , Fundador e Diretor Criativo do BIG. Liberando o solo, o projeto proposto denominado “Olatuen bidea – Camino de las Olas” se eleva do térreo, proporcionando parques na cobertura para convidar as pessoas da cidade a se envolverem com a arte e a ciência da gastronomia.

Criando ligações à rota de peregrinação do Caminho de Santiago e ao Mar Cantábrico, a intervenção reforça a qualidade existente do local e estabelece o edifício como um ponto de encontro entre a cultura, a gastronomia e a cidade. Ocupando diferentes espaços abertos, a proposta vencedora coloca uma praça pública coberta no nível da rua e uma série de terraços e janelas recuadas que exibem a atividade nas cozinhas, laboratórios e aulas.

 

Escrito por Tamyr Mota