Finalizado recentemente, este edifício na cidade de Surat, na Índia, desbancou o Pentágono e conquistou o título de maior prédio comercial do mundo – em área, não em altura. Chamado Surat Diamond Bourse, o edifício possui 660 mil m² e foi construído para abrigar a maior comunidade mundial de comerciantes de diamantes do planeta. Isso porque Surat é um dos principais lugares do mundo ligados ao comércio de diamantes.

“Foi vital para nós criar um edifício responsivo ao seu estilo de vida e como eles [os comerciantes de diamantes] conduzem os negócios”, disse Sonali Rastogi, sócia-fundadora da Morphogenesis, escritório responsável pelo projeto do Surat Diamond Bourse. “Tentamos fazer isso realizando estudos de caso detalhados sobre como a comunidade funcionava, seja na forma informal como as transações eram feitas, na importância dada à interação social e muito mais”.

O espaço será composto por 4.717 escritórios e terá capacidade para abrigar 67 mil profissionais, incluindo cortadores, polidores e comerciantes. Variando de 28 m² a mais de 10.500 m², os escritórios são divididos em blocos, sendo conectados a uma espinha central. Essa estrutura consiste em uma série de átrios, com varandas em cada nível, sendo abertas em sua extremidade para permitir a entrada de ar no edifício. E uma curiosidade: o prédio foi projetado para que qualquer escritório possa ser alcançado a partir de qualquer um dos pontos de entrada do terreno em apenas sete minutos.

Com 15 andares, o Surat Diamond Bourse possui fachadas envidraçadas, permitindo a entrada de luz natural, e conta com blocos orientados de norte a sul – uma medida com objetivo de reduzir o impacto do forte sol do oeste. Situados entre esses blocos estão os pátios, que são sombreados naturalmente e foram construídos para serem utilizados ​​como espaços informais de comércio e reuniões.

Fonte: Casa Vogue.

Escrito por Tamyr Mota