Selecionado dentre uma restrita lista de dez propostas, o projeto de David Chipperfield venceu o concurso pelo Museu Arqueológico Nacional de Atenas, na Grécia. Abrigando uma das coleções mais importantes do mundo de arte pré-histórica e antiga, o museu passará por obras de reforma e ampliação, incluindo um piso subterrâneo e um terraço verde. A proposta foi desenvolvida em conjunto com a Wirtz International, Tombazis & Associate Architects, wh-p ingenieure, Werner Sobek e Atelier Brückner.

O Museu Arqueológica Nacional fica no bairro de Exarcheia, em Atenas. Sua estrutura original foi projetada por Ludwig Lange e Ernst Ziller entre 1866 e 1874. O projeto neoclássico recebeu várias adições ao longo do tempo. “Reformado e ampliado para atender aos padrões de qualidade, abertura e sustentabilidade de hoje”, a proposta vencedora dos arquitetos da David Chipperfield Berlin estende o edifício existente até a rua e acrescenta dois andares de galerias subterrâneas, gerando 20 mil m2 de espaço extra e um exuberante parque verde no terraço.

Respeitando os valores originais do edifício e a topografia, o novo projeto “forma um conjunto harmonioso de espaços, encontrando o equilíbrio entre antigo e novo”. A ampliação incluirá as principais funções públicas do museu: bilheteria, loja, restaurante, auditório e espaços de exposições permanentes e temporários; E o projeto cria uma nova fachada que “se comunica abertamente com o ambiente urbano”.

Projetado pelos arquitetos paisagistas belgas da Wirtz International, os jardins fazem referência aos parques do século XIX. Acessível de todas as direções, a área ao ar livre também gera um pátio interno, mais baixo e abrigado, que une o antigo e o novo, que serve como um local de encontro para todos.

Fonte: ArchDaily Brasil.

Escrito por Tamyr Mota