Com muitos museus e galerias de arte fechados por conta da Covid-19, muitos amantes da arte se voltaram para a internet como a única forma de visualizar as obras de seus artistas favoritos. Usando os dados de pesquisa do Google, o site “Art Supplies” listou quais artistas foram os mais pesquisados em 2020 e quem era o mais popular em cada país durante a pandemia.

Foram divulgados sete mapas com os resultados. Leonardo da Vinci aparece como o mais buscado em 82 países, liderando o ranking. Frida Kahlo vem na sequência, como a mais pesquisada em 29 deles – entre eles Brasil, México e Estados Unidos. Van Gogh aparece na terceira posição, sendo o mais interessante para o público de 24 nações. Logo atrás, vem Artemisia Gentileschi – única mulher além de Frida entre os mais pesquisados – com 23 e Picasso, em 18 países.

Banksy, que também teve destaque no ano pandêmico produzindo obras na Inglaterra – surge na sexta colocação, sendo interessante para a população de 14 países. Fechando a lista dos mais buscados, o espanhol Diego Velázquez, liderando na Nigéria e Uganda. Outros nomes aparecem em apenas um país.

 

Escrito por Tamyr Mota