Um dos maiores escritórios de arquitetura do mundo acaba de adentrar no tão falado metaverso. O Zaha Hadid Architects (ZHA), sediado em Londres, anunciou a criação da cidade virtual chamada Liberland Metaverse, inspirada em uma micronação autogovernada que se localiza entre a Sérvia e a Croácia. Misturando fantasia e realidade, Patrik Schumacher, principal arquiteto da firma, se uniu com a plataforma Mytaverse para hospedar seu novo projeto cibernético.

A cidade será toda baseada no universo de Zaha Hadid e contará com prefeitura, espaços de trabalho, praça, centro de exposições e até uma galeria de NFTs. Além da arquitetura tomada de formas curvilíneas e sinuosas, podemos ver a clara união entre o mundo real e virtual, já que as construções do ciberespaço não possuem limitações e permitem um grande uso da criatividade. Telhados flutuantes, interiores gigantescos e até auditórios que se expandem de acordo com a quantidade de pessoas que o frequentará são alguns dos exemplos inusitados.

Liberland é o nome de um país autodeclarado pelo atual presidente libertário Vít Jedlička, e que, por falta de estrutura, não tem moradores – nem o próprio presidente reside no país. Criada devido à atual disputa fronteiriça entre Croácia e Sérvia, o país não é reconhecido internacionalmente. Para Schumacher, a versão virtual do território será essencial para estimular seu crescimento no mundo real. Além disso, as pessoas podem comprar terrenos no metaverso que realmente existirão na cidade física.

Escrito por Tamyr Mota