Três ambientes que levaram ao pé da letra o além do piso e são inspirações para quem busca utilizar a madeira de forma elegante e confortável em casa.

Projetada pelo estúdio de Thiago Bernardes em Trancoso, Bahia, esta casa tem 967 m² e a maior parte de sua estrutura foi erguida em apenas uma semana. A agilidade é devida ao emprego da madeira laminada colada – tiras finas de eucalipto que, juntas, geram os perfis que a compõem. O visual todo amadeirado é finalizado pelo cumaru, usado nos muxarabis e no deque, e o freijó, nas paredes, com execução da Oficina de Marcenaria.

Para quem ama algo mais rústico, este escritório tem uma pitada também rústica e elementos industriais que convivem em perfeita harmonia. Ele foi projetado pela arquiteta Luciana Teperman para uma residência em Indaiatuba, SP. O ipê com acabamento encerado empresta protagonismo à estante que ocupa a parede de 9,60 m, povoada por livros, fotografias e obras de arte – estas, destacadas com folhas de cobre.

Neste apartamento de 600 m², em São Paulo, mora uma colecionadora, e nele o desafio foi abrigar as obras em um ambiente arrojado e aconchegante coube à arquiteta Consuelo Jorge, que visava imprimir o tom do projeto logo no hall de entrada. Por isso, o túnel com uma majestosa porta emprega o pínus finlandês. Uma ótima dica!

Escrito por Tamyr Mota